Negado recurso sobre imunidade tributária de imóveis vagos do SESI
Por maioria dos votos, a Primeira Turma do Supremo Tribunal
Federal (STF) negou provimento a Recurso Extraordinário (RE 385091) em
que o Distrito Federal questionava o reconhecimento de imunidade
tributária ao Serviço Social da Indústria (SESI), referente ao Imposto
Predial Territorial Urbano (IPTU) sobre imóvel não edificado.
De acordo com a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e
Territórios (TJDFT), questionada no RE, a situação dos autos “encaixa-se
perfeitamente na hipótese de imunidade tributária prevista no artigo
150, inciso VI, alínea 'c', da Constituição Federal”, tendo em vista que
o SESI é uma entidade de direito privado prestadora de serviços de
cunho social e filantrópico, sem fins lucrativos.
Assim, o TJDFT assentou que os imóveis de domínio do SESI não perdem
imunidade ainda que não vinculados ao seu propósito inicial, podendo a
qualquer momento integrá-los aos fins respectivos nos precisos limites
da conveniência e oportunidade. Segundo a decisão contestada, “a falta
de edificação no imóvel não significa que esteja abandonado ou que foi
adquirido para fins especulativos, ou mesmo que está sendo utilizado
para finalidade diversa da exigida pelo texto constitucional (parágrafo
4º do artigo 150). A qualquer momento o imóvel desocupado ou não
edificado pode passar a integrar os propósitos sociais da entidade”.
Por outro lado, o Distrito Federal alega que tal decisão, ao
reconhecer a imunidade do SESI, “vai de encontro ao disposto no artigo
150, parágrafo 4º, da Constituição Federal, na medida em que um imóvel
não edificado não pode atender as finalidades essenciais de nenhuma
entidade”.
Voto
Em seu voto, o relator da matéria, ministro Dias Toffoli,
manifestou-se pelo desprovimento do recurso. Ele analisou que a isenção e
a imunidade são duas espécies de desoneração, importantes para resolver
a presente controvérsia.
“A imunidade é uma garantia constitucional outorgada pela Carta
política ao jurisdicionado. É um direito fundamental que deve, por tal
predicação, ser interpretada extensivamente”, ressaltou, ao diferenciar
da isenção que classificou como “um favor fiscal concedida pelo fisco. É
uma regra de exclusão pontual que deve ser interpretada
restritivamente”. Diante dessa distinção entre imunidade e isenção, o
ministro Dias Toffoli entendeu que “o ônus de elidir a presunção de
vinculação às atividades essenciais é do fisco e não do contribuinte no
caso de imunidade”.
Conforme ele, a constatação de que um imóvel está vago não é
suficiente para destituir a garantia constitucional da imunidade. “O
direito fundamental só pode ser restrito se ficar demonstrada ausência
dos seus permissivos legais expressos ou se constatar que seu exercício
atenta a outra garantia constitucional, ou seja, a concorrência”,
salientou. O relator ressaltou que o imóvel vago pode ser ocupado a
qualquer momento, “não obstante sua não utilização deflagra uma
neutralidade que não atenta contra os requisitos que autorizam o gozo e
fruição da norma imunizante”.
O ministro Dias Toffoli frisou seu entendimento sobre a matéria
considerando que a imunidade é um direito fundamental e disse não
interpretar a imunidade como um benefício fiscal, típico das isenções.
“Assim, não há como considerar que os imóveis em questão destinam-se a
finalidades diversas das exigidas pelo interesse público só pelo fato de
estarem atualmente sem edificação ou ocupação”, afirmou.
Desse modo, para ele, a imunidade tributária seria afastada “em
decorrência do desvio de finalidade ou desafetação pública do bem em
questão e não pelo fato de estar esse sendo inutilizado”. O relator
negou provimento ao RE e foi acompanhado pela maioria dos votos, vencido
o ministro Marco Aurélio, que se pronunciou pelo provimento do recurso.
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